Eduardo Araújo de Azevedo

Contador; mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo; professor da Universidade Federal do Ceará, no período de 1983 a 2010, onde ministrou as disciplinas: contabilidade de custos, análise de custos e contabilidade gerencial; coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFC nos períodos de 1986/87 e 2004/09; instrutor de cursos de especialização ofertados pelo CETREDE, ACEP, UVA, Faculdade CDL, Faculdade Imperatriz/MA e Faculdade Leão Sampaio, onde ministrou as disciplinas: controladoria, gestão estratégica de custos, gestão de sistemas de custos e formação do preço de venda; acadêmico da ACCEC (academia de ciências contábeis do estado do ceará); consultor do SEBRAE; vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, no período de 2006 a 2009; Diretor da Fortes Educação; autor da dissertação de mestrado intitulada: modelo de apuração de resultado em atividades sazonais; co-autor do livro Escrituração Contábil Simplificada, editado pelo Conselho Federal de Contabilidade; autor do livro eletrônico Manual de Contabilidade para Pequenas Empresas, editado pela Editora Fortes; membro da ACCEC (academia de ciências contábeis do estado do ceará).

02 140x140

Apresentar visão geral da contabilidade de custos e dos conceitos de custos, com vistas à formação de base teórica para ensejar a compreensão de temas requeridos em estudos sequenciados. 

Alunos dos cursos de graduação em contabilidade, administração de empresas, economia, secretariado executivo e áreas correlatas; alunos que prestarão o exame de suficiência em contabilidade; contabilistas; e, demais interessados (alunos, profissionais e empresários).

1. Introdução à contabilidade de custos

2. Conceitos, elementos e nomenclaturas;

3. Classificações de custos;

4. Métodos de custeamento;

5. Sistemas de Apuração e Acumulação de Custos;

6. Sistemas de Custeio.    

a) Videoaulas*;

b) Arquivos em PDF com o conteúdo das videoaulas (notas de aula);

c) Resolução das questões de contabilidade de custos contidas em edições do Exame de Suficiência em Contabilidade, para a categoria de bacharel;

d) Teste simulado contendo questões extraídas do material disponibilizado, para auto avaliação.

a) Assistir as videoaulas acompanhadas das respectivas notas de aula;

b) Estudar a resolução das questões inseridas em edições do exame de suficiência;

c) Responder o teste simulado contendo 20 questões extraídas do material disponibilizado;

d) Carga horária total estimada: 60 horas.

Os alunos terão acesso liberado por 30 (trinta) dias contados a partir da confirmação da matrícula. Após o prazo estabelecido não serão permitidos novos acessos.

Ambiente disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ao final do curso será disponibilizado o certificado de participação. Para emiti-lo, o aluno deverá ter acessado a todo o conteúdo, realizado pelo menos uma tentativa de resposta ao teste simulado e responder uma enquete de satisfação.

O desempenho no teste simulado não é requisito para emissão do certificado. Ele servirá apenas para auto avaliação dos alunos.

a) Conexão à internet com velocidade de banda larga;

b) Navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome para melhor visualização dos recursos;

c) Visualização dos vídeos em tela cheia;

d) Dispositivos de áudio (fones de ouvido ou caixas de som) configurados de acordo com as determinações de hardware do mesmo.

*Não é permitido o download das videoaulas, considerando-se este um capital intelectual do autor do curso, segundo regem as Leis nº 9.279/1996, da propriedade intelectual, e nº 10.603/2002, dos direitos autorais.

Palavras-chave:

Contabilidade, ead, basico, custos